quarta-feira, 23 de março de 2011

Tão perto e tão distante - 1ª alteração


Segundo Edward Burnett Tylor, cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Na Filosofia é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Para a Antropologia, a cultura é a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.São várias definições, mas todas indicam que essa é uma característica inerente ao ser humano. Somos os únicos animais que possuem cultura.
A distância que há entre nós, a diferença climática, vegetativa, animal, enfim, o meio onde vivemos define nossa cultura, nos dá um modo diferente de ver o que nos cerca. No Brasil, assim como em vários países do mundo, nossos costumes e crenças estão impregnados em nós, a ponto de não percebermos que eles podem ser estranhos aos olhos de outras pessoas.Em nosso país, temos uma cultura “homogênea”, onde não há tantas diferenças conflitantes como por exemplo no Oriente Médio, onde muitas guerras são causadas pela diversidade cultural, principalmente religiosa.
Algumas pessoas não apreciam a sua cultura, não concordam com o que a sociedade local os ensina são indiferentes e até contrárias  a isso, o que pode gerar uma situação de desconforto. Quando a cultura de nosso país ou região não nos agrada, dando sensação de desconforto ou fazendo-nos dizer a famosa frase ‘‘ eu devia ter nascido em outro lugar ’’ acabamos por ir em busca de algo que nos agrade e nos faça confortáveis.Passamos então a buscar algo diferente do que o que estamos acostumados a ver. Vamos atrás do que nos parece apropriado e acolhedor, algo que nos interesse e nos faça sentir como se nunca tivéssemos vivido fora disso.
Essa atenção e destaque dado a outras culturas tem seu lado negativo, pode nos alienar dos valores que nos foram ensinados. A ânsia de saber mais da descoberta de algo que parece ter sido feito para nós, faz com que nossas crenças, valores, a influência de nossa cultura sobre nós se esvaia e perdemos assim parte de nossa identidade.

Não importa onde vivemos, a curiosidade faz parte de cada um de nós e é inevitável deixar de nos interessar pelo diferente, pois aquilo que  já dominamos e conhecemos a fundo perde a vivacidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário