sábado, 19 de março de 2011

Tão perto e tão distante - Texto original

Segundo Edward Burnett Tylor, cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Na Filosofia é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. 
São várias definições, mas todas indicam que essa é uma característica inerente ao ser humano. Somos os únicos animais que possuem cultura.
A distância que há entre nós, a diferença climática, vegetativa, animal, enfim, o meio onde vivemos define nossa cultura. No Brasil, assim como em vários outros países, nossos costumes e crenças estão impregnados em nós, a ponto de não percebermos que eles podem ser estranhos aos olhos de outras pessoas.
Quando a cultura de nosso país ou região não nos agrada, dando sensação de desconforto ou fazendo-nos dizer a famosa frase ‘‘ eu devia ter nascido em outro lugar ’’. Acabamos por ir em busca de algo que nos agrade e nos faça confortáveis. Vamos atrás do que nos parece apropriado e acolhedor, algo que nos interesse e nos faça sentir como se nunca tivéssemos vivido fora disso.
O lugar que encontrei para mim foi o Canadá. Me identifiquei com o país, por ser falante da língua inglesa, pela qual me interesso e da francesa, que desejo aprender. Me encantam também as belíssimas paisagens e pontos turísticos de uma cidade no extremo oeste do país, seu nome é Victoria - BC. Planejo fazer um intercâmbio quando terminar a escola, para que assim além de aprender a língua, conhecerei mais da cultura. 
Não importa onde vivemos, a curiosidade faz parte de nós e é inevitável deixar de nos interessar pelo diferente. Mesmo não concordando com alguns traços da nossa cultura, sou brasileira e paraibana com muito orgulho.

Um comentário:

  1. Larissa, o seu texto está ótimo. Você mostra muito bem as suas ideias, mas dá para melhorar: - Não mostre muito sobre você, pois empobrece o texto; frases feitas diminui o critério de originalidade; e escreva mais sobre o que a proposta pede: "o que faz as pessoas terem mais interesse na arte e na cultura de lugares tão distantes e diferenciados". Como sugestão minha, descreva as causas e consequências.
    A gramática e a pontuação do seu texto estão excelente, sem nenhum erro, o qual facilita a leitura (você escreve muito, deve ser pela experiência, rs). Você está de parabéns. Até mais.

    Cícero.

    ResponderExcluir